Hemepar explica que pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 podem doar sangue

 Hemepar explica que pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 podem doar sangue
normal_dsc_0053
Foto: divulgação/Secretaria da Saúde PR

Pessoas imunizadas contra a covid-19 podem doar sangue, segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Para isso basta aguardar o período estipulado para cada tipo de vacina. Segundo a diretora do Hemepar, Liana Labres, os imunizantes que estão sendo aplicados hoje no Brasil apresentam temporalidade diferentes. Ela explica que a vacina Coranovac, do Butantan, estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue; já a vacina da Fiocruz, pede o intervalo de 7 dias para a doação.

As pessoas que já tiveram a doença podem doar sangue 30 dias após a cura ou 45 dias depois do exame do cotonete.

Neste momento, o Hemepar registra 30% de queda no estoque de sangue. Além da queda geral, não há variedade de tipos sanguíneos, como os tipos O+, O -, A+ e A -, que são a maior representatividade da população.

Segundo o Hemepar segue protocolos de segurança para a Covid-19 como o agendamento e recepção de 8 pessoas a cada 30 minutos para evitar aglomeração, utilização de álcool gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados. O agendamento para doação de sangue pode ser feito pela internet (saúde.pr.gov.br). São aptos a doar sangue pessoas que tenham entre 16 a 69 anos, que pesem mais de 51 quilos e que estejam bem de saúde.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos