Câmara de vereadores aprova em 1º turno projeto de multas para fura fila da vacina

 Câmara de vereadores aprova em 1º turno projeto de multas para fura fila da vacina

Foto: Daniel Castellano / SMCS

O projeto de lei que estabelece multas para quem tentar furar a fila de vacinação contra a Covid-19 foi aprovado em 1º turno na Câmara de Vereadores de Curitiba, nesta segunda-feira (08). A votação em segundo turno está prevista para ser realizada na terça-feira (9).

A proposta prevê a atualização da lei aprovada em dezembro do ano passado, que prevê multas a quem desrespeitar os protocolos sanitários de enfrentamento da pandemia. Se aprovado, o projeto deve incluir a fraude à fila de vacinação como atitude lesiva ao enfrentamento da emergência de saúde pública na capital paranaense.

Para o autor do projeto, vereador Professor Euler (PSD), a alteração na lei é necessária, diante as notícias de casos de desrespeito à fila em todo o Brasil.

Com a mudança, além das punições já previstas na lei, o texto propõe acrescentar penalidades para fraudes envolvendo a ordem da fila para vacinação, tanto para cidadãos comuns, quanto para agentes políticos como vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais. A multa pode variar entre R$ 5 mil e R$ 150 mil.

Na semana passada, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou a tramitação do projeto em regime de urgência, medida que reduz o tempo de discussão do projeto nas comissões da casa. Aprovada em dezembro do ano passado, a lei que prevê multas a quem desrespeitar os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia da Covid-19 lista 11 atitudes consideradas lesivas à saúde pública da população e que podem ser punidas pela prefeitura com advertência verbal, multas, embargo, interdição e, em último caso, cassação do alvará de localização e funcionamento, para estabelecimentos comerciais.

Se aprovado, o projeto inclui o ato de furar a fila como a décima segunda atitude lesiva à saúde pública. Para passar a valer, a alteração na lei precisa ser aprovada em dois turnos e ser sancionada pelo prefeito Rafael Greca.

Reportagem: Fernanda Scholze/David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos