Covid-19: Paraná faz menos testes, mas índice de positividade cai em fevereiro

 Covid-19: Paraná faz menos testes, mas índice de positividade cai em fevereiro

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Pelo terceiro mês consecutivo o Paraná reduziu o número de exames do tipo RT-PCR para diagnosticar novos casos de Covid-19.

A capacidade de identificar as infecções é apontada pelas agências internacionais de saúde como fator primordial para definir as melhores estratégias de combate à pandemia. Por outro lado, apesar da queda no número de exames feitos, o índice de positividade também diminuiu, o que pode indicar um recuou na subnotificação de casos da doença.

De acordo com análise dos informes epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná realizou pouco mais de 113 mil exames do tipo RT-PCR entre os dias 1º e 15 de fevereiro. No período anterior, foram realizados mais de 133 mil testes. Na primeira quinzena de dezembro, a testagem era ainda mais ampla: foram mais 178 mil exames no período.

Os testes feitos entre os dias 1º e 15 de dezembro identificaram 61.170 casos de coronavírus; foram 46.694 diagnósticos no mesmo período de janeiro; e 30.893 diagnósticos em fevereiro.

O índice de positividade, que ficou entre 34% e 35% nos últimos dois meses, agora é de 27,2%. O valor ainda está muito abaixo do recomendado pela OMS, que é manter a taxa de positividade em 5%. Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná ainda não respondeu aos questionamentos.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos