Curitiba lidera as denúncias de fura-fila na campanha de vacinação contra o coronavírus no estado

 Curitiba lidera as denúncias de fura-fila na campanha de vacinação contra o coronavírus no estado

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Curitiba lidera as denúncias de fura fila na campanha de vacinação contra o coronavírus. Segundo dados da Controladoria Geral do Estado, até esta quarta-feira (17/02) foram registradas 75 denúncias de desrespeito à ordem prioritária de vacinação na capital paranaense. O número representa 17% do total das denúncias recebidas em todo o Paraná. A cidade de Maringá aparece em segundo lugar, com 18 denúncias (8%), seguida por Londrina, com 12 (2,8%) e Ponta Grossa com 10 apontamentos. Em todo o Paraná, a CGE contabiliza 427 pedidos de investigação, de suspeitos de furar a fila de imunização contra a Covid-19. Destas, 355 já foram encaminhadas para investigação do Ministério Público do Paraná. Dos 399 municípios paranaenses, 125 registraram ao menos uma denúncia de ‘fura-fila’ – quase 1/3 das cidades do Estado.

O controlador geral do Estado, Raul Siqueira, explica que a controladoria monitora a aplicação dos imunizantes, respeitando a autonomia dos municípios na definição das regras dos planos de vacinação.

O monitoramento começou a ser realizado em 10 de fevereiro e contabiliza denúncias formalizadas pelo cidadão via site, telefone ou WhatsApp. Desde que o sistema começou a funcionar, a CGE registrou uma média de 61 denúncias por dia. O número é atualizado diariamente. Após receber os pedidos de investigação, a CGE avalia se há  indícios de se tratar de um caso desrespeito à fila de vacinação e encaminha a denúncia ao Ministério Público, responsável por dar seguimento à apuração.

A CGE funciona, então, como uma ouvidoria, um canal onde o cidadão pode formular denúncias, sempre que tomar conhecimento dos casos de ‘fura-fila’. As denúncias podem ser realizadas por meio de formulário disponível no site coronavirus.pr.gov.br. Junto do requerimento, é possível anexar fotos e vídeos que auxiliem na apuração da denúncia.

É possível, ainda, realizar o pedido de investigação por meio do telefone 0800 041 11 13, ou pelo WhatsApp, no número (41) 3883-4014. Em todos os canais, as denúncias podem ser realizadas de forma identificada ou anônima.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos