Três estabelecimentos são fechados por dia por falta de combate à Covid-19, em Curitiba

 Três estabelecimentos são fechados por dia por falta de combate à Covid-19, em Curitiba

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Em média, três estabelecimentos são fechados por dia em Curitiba por negligência no combate à Covid-19, segundo o balanço da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu). Desde o dia 6 de janeiro, quando entrou em vigor a lei que pune quem desrespeitar as medidas de combate ao coronavírus, 148 estabelecimentos tiveram as atividades paralisadas e as multas ultrapassam R$ 2 milhões de reais. Ao todo, foram 368 estabelecimentos vistoriados desde que a lei entrou em vigor.

A diretora do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo, Jussara Policeno, destaca que o poder público não terá equipe suficiente para a fiscalização se a população não fizer a parte dela.

A diretora destaca que as ações de fiscalização acontecem desde abril de 2020, de maneira orientativa. Desde que a lei entrou em vigor, as pessoas físicas e jurídicas que não cumprem a lei, são punidas.

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, durante o Carnaval, os flagrantes de desrespeito à lei anticovid geraram 47 multas, de valor equivalente a R$ 711 mil. As principais denúncias são de aglomerações em bares, festas clandestinas e práticas proibidas em estabelecimentos comerciais, como o narguilé. Os canais de denúncia são o telefone da Prefeitura, pelo 156, a Guarda Municipal, pelo 153 e a Polícia Militar, pelo telefone 190.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos