Secretários da Fazenda enviam carta ao Ministro da Saúde cobrando investimentos para manter UTIs Covid-19 abertas

 Secretários da Fazenda enviam carta ao Ministro da Saúde cobrando investimentos para manter UTIs Covid-19 abertas

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Paraná assinou a carta enviada ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pedindo a liberação de mais recursos para enfrentar a pandemia da Covid-19.

O documento do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do DF (Comsefaz) foi feito um dia depois da reunião dos governadores com Pazuello, na qual, segundo os gestores, o ministro não foi claro ao ser questionado sobre a falta de leitos de UTI. O texto foi assinado por representantes dos 26 estados e do Distrito Federal.

O questionamento surge porque o ministro disse que a pasta quer pagar apenas por leitos de UTI utilizados. No entanto, a manutenção de leitos, ainda que não estejam com pacientes, tem custos, já que profissionais da saúde são pagos pela jornada de trabalho – e não por demanda.

Os secretários abordaram o tema na carta e pediram que o governo federal “mantenha o mecanismo já consolidado no SUS de habilitação e custeio fixo dos leitos de UTI-Covid”. O texto reforça, ainda, que os estados “não são prestadores de serviços do SUS, são gestores do Sistema Único de Saúde, assim sendo, necessitam de programação financeira e autonomia para decidir seus investimentos e contratos”.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos