Paraná segue sem previsão de recebimento de novas doses da vacina contra a Covid-19

 Paraná segue sem previsão de recebimento de novas doses da vacina contra a Covid-19

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Ainda não há uma previsão de quando o Paraná deve receber novas doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o governo aguarda uma posição do Ministério da Saúde, sobre a disponibilização dos imunizantes. Na última sexta-feira (19/02), a campanha de vacinação contra o coronavírus foi suspensa em Curitiba, devido a falta de doses. Quando foi interrompida, a vacina estava sendo aplicada em idosos com 85 anos ou mais. A campanha continua agora, apenas para quem já recebeu a primeira dose.

Ainda na sexta-feira (19/02), o prefeito de Curitiba Rafael Greca pediu clareza ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a quantidade de vacinas disponíveis no país. Ele pediu, ainda, a autorização do Governo Federal para comprar doses do imunizante de forma independente.

Ao ministro, Greca afirmou que, se Curitiba tivesse 15 mil doses diárias, a cidade estaria imunizada em três meses. A advogada e especialista em Direito Administrativo Renata Brindaroli Zelinski diz que a autorização solicitada pelo prefeito não é necessária.

Segundo ela, os estados e municípios são independentes e podem comprar os imunizantes, desde que o produto seja aprovado pela Anvisa.

A advogada ressalta, porém, que o pedido de autorização funciona como uma espécie de prevenção. A União, por meio do Governo Federal, pode confiscar doses adquiridas pelo estado ou município, em favor do Plano Nacional de Imunização.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, o município tem doses suficientes para imunizar todas as pessoas que receberam a primeira dose. O reforço deve ser aplicado em média 25 dias depois do recebimento da primeira vacina.

Os profissionais da área da saúde estão sendo convocados pelo aplicativo Saúde Já. Já os moradores e funcionários de instituições de longa permanência devem receber a segunda dose da vacina nos próprios lares.

O Paraná já aplicou 331.260 imunizantes contra o coronavírus, sendo 277.707 da primeira dose e 53.553 da segunda dose contra a Covid-19 até sexta-feira (19/02). Já Curitiba vacinou até quinta-feira (18/02), 63.374 pessoas com o imunizante contra o novo coronavírus. Na capital, foram aplicadas 10.442 segundas doses até agora.

Reportagem: David Musso/Ana Flavia Silva/Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos