Depois de secretária reafirmar que “não tem vacina para comprar”, Greca comemora decisão do STF

 Depois de secretária reafirmar que “não tem vacina para comprar”, Greca comemora decisão do STF

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O governador Ratinho Junior disse, nesta terça-feira (23), que o estado não descarta novas medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus. Ele participou de um encontro virtual com os demais governadores do Sul. A intenção do grupo é alinhar estratégias comuns de enfrentamento à pandemia nos três estados. Aqui no Paraná, Ratinho Junior reforçou a preocupação com o Oeste e, em especial, com Foz do Iguaçu. Cerca de 60% dos atendimentos na cidade são de brasileiros e paraguaios que moram no país vizinho.

O risco de colapso no sistema vai ser tema de uma reunião com a prefeitura, nos próximos dias. Ratinho Junior não adiantou a natureza das novas medidas restritivas no estado, mas reconheceu que o momento é delicado.

Os governadores do Sul vão encaminhar um ofício ao Ministério da Saúde, nos próximos dias, para apresentar algumas das pautas comuns aos três estados. Eles aguardam a continuidade do financiamento de leitos e insumos para UTI, além de mais agilidade na vacinação.

Sobre o agravamento da pandemia no Paraná, Ratinho Junior avalia que o início da campanha de imunização trouxe uma falsa sensação de alívio.

Nesta terça-feira (23), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu que estados e municípios podem comprar e fornecer à população vacinas contra a Covid-19. A medida, no entanto, está condicionada ao descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses.

A liberação também vale para os casos em que a Anvisa não conceda autorização para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países, em 72 horas. O prefeito Rafael Greca comemorou a decisão do STF.

No Senado, um projeto de lei, apresentado nesta terça-feira (23), facilita a compra de vacinas contra o coronavírus por empresas privadas. O texto também permite que estados e municípios assumam a responsabilidade civil por eventuais efeitos adversos provocados pelos imunizantes. Isso reforça a possibilidade de aquisição de vacinas por governadores e prefeitos.

O senador Oriovisto Guimarães apresentou uma emenda para que as doses destinadas à um estado ou município, que já tenham adquirido a vacina, possam ser devolvidas ao Ministério da Saúde e reaproveitadas em outras localidades.

O governo do estado sustenta que o toque de recolher, adotado desde o começo de dezembro no Paraná, impediu uma ocupação ainda maior de leitos, com o controle do avanço dos traumas.

O secretário de saúde, Beto Preto, reforçou a mudança no perfil dos internamentos. Cresceu o volume de jovens e a ocorrência de casos graves em diferentes faixas etárias. Antes, os pacientes eram assintomáticos ou envolviam casos leves.

No Congresso, o projeto que facilita a compra de vacinas contra a Covid-19 vai ser analisado pelas comissões temáticas do Senado. Ainda não há prazo para que ele chegue ao Plenário.

Reportagem: Cleverson Bravo/Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos