Requerimento para incluir autistas como prioridade na vacinação da Covid-19 é aprovado na Assembleia Legislativa

 Requerimento para incluir autistas como prioridade na vacinação da Covid-19 é aprovado na Assembleia Legislativa

Foto: Dálie Felberg/Alep

Um requerimento para incluir pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como prioridade na vacinação contra a Covid-19 foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quarta-feira (24).

O pedido foi enviado à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e ao Ministério da Saúde. A iniciativa atende a um pedido enviado à Assembleia Legislativa, pelo Conselho Municipal de Saúde de Cascavel. Segundo o órgão, os autistas são considerados mais suscetíveis ao contágio pelo coronavírus. O quadro clínico dos portadores do transtorno, muitas vezes impede o uso de máscaras faciais de proteção e o respeito às medidas de distanciamento social.

Por conta das restrições da pandemia, muitos pacientes não estão conseguindo realizar os tratamentos terapêuticos de forma adequada, o que tem ocasionado a regressão no quadro clínico.

Segundo o Programa Nacional de Imunizações, os autistas devem ser vacinados no fim deste ano. O requerimento aprovado na Assembleia Legislativa é do deputado Marcio Pacheco (PDT). Por não se tratar de uma lei, o pedido depende agora da análise dos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde no Paraná e do Ministério da Saúde, em Brasília.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos