Estado promete novas medidas de enfrentamento ao coronavírus para esta sexta-feira (26)

 Estado promete novas medidas de enfrentamento ao coronavírus para esta sexta-feira (26)

Foto: AEN

normal_WhatsApp_Image_20210225_at_20 52 50_1
Foto: AEN

O Governo do Estado promete apresentar, nesta sexta-feira (26), novas medidas de enfrentamento ao coronavírus. O anúncio está marcado para às 11 da manhã, com a presença do governador Ratinho Junior e do secretário de saúde, Beto Preto.

O Estado ainda promete apresentar um panorama do cenário da pandemia. Na noite desta quinta-feira (25), o Governo promoveu reuniões com os prefeitos das cinco maiores cidades do Paraná (Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cascavel) e com todos os presidentes das 19 associações municipais. O vice-governador Darci Piana atendeu líderes das entidades empresariais representadas no G7 e líderes religiosos. Após os encontros, a assessoria do Estado divulgou falas do governador em que Ratinho Junior diz que “a ideia é apresentar para a sociedade um pacote de medidas mais duro nesta sexta-feira para conter o contágio e evitar o colapso na rede de atendimento”.

O informe do Governo ressalta que “há muitos jovens sendo internados, o que antes não ocorria, e houve um aumento de 900% na fila de pessoas precisando de leitos hospitalares”. Conforme o Estado, “as medidas ainda não foram detalhadas porque foram alvo de discussão com os prefeitos”. O informe ressalta a importância de “discutir necessidades regionais que precisam constar no decreto estadual”.

A promessa é que as restrições sejam “apresentadas definitivamente nesta sexta-feira”. O Paraná se encontra no pior momento desde o começo da pandemia. Há um viés de piora em todos os indicadores (ocupação de leitos, espera na fila para internação, novos casos e óbitos) e que se agrava se nada for feito para interromper a circulação do vírus. Nunca antes o Estado teve mais de três mil pacientes internados de forma simultânea. Nas últimas semanas, quase 20% dos pedidos de internação aguardaram mais de um dia uma vaga na Central de Leitos. Antes, 92% dos pedidos eram atendidos em até 24 horas.

O Governo também destaca a diminuição muito brusca na estratégia de testagem. Atualmente, a média é de 40% de casos positivos nos testes do Paraná. Se a testagem fosse mais ampla, o quadro de casos positivos deveria oscilar entre 8% a 10%. Ainda nesta quinta-feira (25), entes das Defensorias e Ministério Público encaminharam ao Executivo recomendação conjunta de iniciativas para conter o avanço da Covid-19. Dentre as ações estão a “suspensão imediata dos procedimentos cirúrgicos eletivos” e “a proibição de todo e qualquer evento que possa implicar a aglomeração de pessoas”.

O documento também faz referência à “pronta adoção de providências referentes à aquisição de vacinas, de forma a acelerar o processo de imunização do Estado”. As entidades ainda sugerem que o Executivo vá “buscar eventual ressarcimento junto à União”, após a compra das doses.

O documento também aponta falhas na atuação das prefeituras. As entidades sustentam que os “Planos estruturados de prevenção e enfrentamento à epidemia”, apresentados pelos municípios, “nem sempre vem acompanhada, na prática, de uma avaliação semanal da situação loco-regional nos aspectos sanitários, epidemiológico e de capacidade de leitos para atendimento da população”.

O documento foi encaminhado ao Governo do Paraná pelos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, do Estado e as Defensorias Públicas da União e do Estado.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos