Apesar da frota normal, passageiros registram aglomerações em ônibus

 Apesar da frota normal, passageiros registram aglomerações em ônibus

Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Urbanização de Curitiba (Urbs) deve analisar nesta semana a necessidade de ajustes na frota de ônibus de Curitiba. A frota opera com, segundo a URBS 80% da capacidade total e 100% nas linhas principais.  Um dos pontos é uma eventual alteração de frota no período noturno, devido ao toque de recolher. Ouvintes da BandNews FM relatam aglomerações em ônibus de Curitiba e a região metropolitana, mesmo com o comércio fechado devido ao decreto estadual.

O analista administrativo, Alexandre Cavassin, deixou de usar o carro devido aos aumentos no preço do combustível. No entanto, inseguro em usar o transporte público devido à pandemia, passou a trabalhar de bicicleta.

Já o mecânico agrícola Edemar Cordeiro mora na região metropolitana e tem a impressão que os ônibus seguem em tabela de sábado.

O balconista de supermercado Cesar de Oliveira mora em Colombo e trabalha em Curitiba. Mesmo com o decreto, ele comenta que os ônibus são cheios no início da manhã e no final da tarde.

Procurada pela reportagem, a Comec informou, por meio de nota, que os ônibus seguem com a frota normal, já que a demanda variou pouco, mesmo com o decreto estadual. Assim, segundo a Comec, a tabela continua normal de dias úteis, apesar da impressão dos ouvintes. Em Curitiba, 19 linhas de ônibus receberam reforço no último dia 18 devido à volta às aulas, mas isso será reavaliado com a suspensão das aulas.  

A ocupação máxima de 70% da capacidade de passageiros será mantida.  O movimento de passageiros por dia no transporte coletivo está em 390 mil. Antes da pandemia, a média diária era de 754 mil passageiros, segundo a URBS. Em março do ano passado, o movimento diário chegou a 160 mil passageiros por dia.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos