Com maior índice da pandemia, bandeira laranja é prorrogada por uma semana

 Com maior índice da pandemia, bandeira laranja é prorrogada por uma semana

Foto: divulgação

bandeira-laranja
Foto: divulgação

Curitiba alcançou a maior pontuação, desde o início do monitoramento, em junho do ano passado, no cálculo que define a bandeira de restrição aos serviços na capital.

A Prefeitura afirma que o índice chegou a 2,45. O município diz que são avaliados nove indicadores, divididos em dois grupos: nível de propagação da doença e capacidade de atendimento da rede. Mesmo assim, Curitiba vai continuar na bandeira laranja, a partir desta quarta-feira (10). As medidas vão ser mantidas até terça (16). O decreto da Prefeitura acompanha o documento estadual, mas com ajustes locais.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, reforça que feiras e supermercados vão continuar fechados aos domingos, apenas com atendimento na modalidade delivery.

Panificadoras e padarias podem receber os clientes aos domingos, mas sem permissão de consumo no local. Os shoppings também precisam ficar fechados aos finais de semana, apenas com atendimento delivery. As academias de ginástica podem receber os alunos de segunda a sexta-feira.

Atividades de prestação de serviços não essenciais devem permanecer fechados aos sábados e domingos. Isso inclui escritórios em geral, salões de beleza, barbearias, atividades de estética e serviços de banho e tosa de animais. Bares e casas noturnas seguem fechados.

Nos parques está permitida exclusivamente a prática de atividades individuais ao ar livre, com uso de máscaras, sem contato físico e com distanciamento social. Curitiba voltou para a situação de risco médio de alerta, que é a bandeira laranja, há quase duas semanas.

Antes, tinham sido 29 dias funcionando sob as regras da bandeira amarela.

A secretária reafirmou que o decreto da Prefeitura não trata do funcionamento de escolas e igrejas. A capital, nestes casos, acompanha as determinações do Governo do Estado. Márcia ainda destacou que o município não vai liberar a disputa de partidas de futebol profissional ou de outras atividades coletivas, aqui em Curitiba.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos