Números do Paraná estão subindo, mas com “velocidade menor”, defende secretário

 Números do Paraná estão subindo, mas com “velocidade menor”, defende secretário

Foto: Hully Paiva/SMCS

Mais 79,6 mil doses da CoronaVac foram distribuídas aos municípios do Paraná, nesta quarta-feira (10). O novo lote foi dividido em três partes. São 39 mil e novecentas doses para continuar a vacinação de idosos entre 80 e 84 anos. Outras trinta e uma mil e cem vacinas foram separadas para moradores com mais de 75 anos. Por fim, 8,5 mil doses vão para os trabalhadores da saúde. Esse escalonamento segue o Plano Nacional de Imunização.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reconhece que a estratégia do Governo Federal comprometeu a chegada mais ágil das doses. No entanto, ele confia que a distribuição pode avançar nas próximas semanas.

A expectativa é que até o início da semana que vem um novo lote desembarque no Paraná. Se isso se confirmar, a Secretaria estima receber em torno de um milhão de doses apenas neste mês. Do total distribuído nesta quarta-feira (10), 20,2 mil vacinas ficaram na Regional Metropolitana, que inclui municípios da Grande Curitiba.

Terça-feira (09), o Governo Federal encaminhou ao Paraná um conjunto de 148 mil e seiscentas doses de vacina. Com isso, o Estado diz que alcança a marca de pouco mais de um milhão de imunizantes recebidos desde o início da campanha.

Desse total de 148 mil e seiscentas doses encaminhadas pelo Governo Federal nesta semana, o que não foi repassado às regionais de saúde vai ficar armazenado no Centro de Medicamentos do Paraná, aqui em Curitiba. Isso representa 79,6 mil vacinas.

O objetivo da Secretaria de Saúde é garantir a dose de reforço em quem já foi imunizado.

O intervalo entre aplicações é de 15 a 28 dias, conforme a bula do medicamento. A previsão do Paraná é alcançar cerca de quatro milhões de moradores com a vacina, até maio. O Estado afirma que tem capacidade e condições para oferecer duzentas e 50 doses por dia.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos