Rede de diagnóstico molecular vai ampliar capacidade de testagem no Paraná

 Rede de diagnóstico molecular vai ampliar capacidade de testagem no Paraná
news_interna_WhatsApp_Image_20210218_at_10 15 55_1
Foto: SETI/divulgação

A Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular SARS-CoV-2 vai ampliar a capacidade de testagem do coronavírus no Estado. A expectativa é aumentar a realização de testes RT-PCR mensais das universidades estaduais e federais, passar de 23.000 para 42.600.

A iniciativa conta com aporte de mais de R$ 1 milhão, viabilizado pelo Fundo Paraná. Os recursos já estão disponíveis e começam a ser investidos em aquisição de equipamentos para melhoria de laboratórios das universidades que integram a rede.

A ampliação da produção vai ser feita depois da estruturação dos laboratórios. Além de equipamentos, também vai ter um reforço de profissionais. O Estado abriu chamada pública para contratação de bolsistas que vão atuar no projeto, dentro das universidades.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, ampliar a capacidade de testagem é essencial neste momento da pandemia.

Até dezembro do ano passado, o Paraná concentrava 35% de todos os diagnósticos realizados no território brasileiro. A Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular SARS-CoV-2 é formada por 10 universidades, sendo seis estaduais e quatro federais.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos