Com defasagem em relação ao tamanho da população, Paraná pede que a proporção de vacinas contra covid-19 seja maior

 Com defasagem em relação ao tamanho da população, Paraná pede que a proporção de vacinas contra covid-19 seja maior

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Paraná enviou um pedido ao Ministério da Saúde para que seja feito um novo cálculo do Plano Nacional de Imunização (PNI) de proporção de doses da vacina contra covid-19, enviadas ao Estado.

O Paraná se consolida como o Estado mais populoso da Região Sul e é o 5º com mais habitantes do País, de acordo com estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020. Atualmente, 11.516.840 pessoas residem no Estado, representando 5,4% do total de brasileiros. Apesar disso, o Paraná está em 10º lugar entre os 26 estados e Distrito Federal que mais vacinaram a população. Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Maria Goretti Lopes, o planejamento do Governo Federal, não corresponde com o número de pessoas dentro dos grupos prioritários, ou seja, estados com população menor que a do Paraná já vacinaram mais pessoas.

Por esse motivo, um ofício feito pelo governador Ratinho Junior, e os governadores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, foi enviado ao Governo Federal.

Maria Goretti comenta sobre a preparação do Paraná para uma possível compra dos imunizantes com recursos próprios do governo paranaense. Ela destaca que o estado continua seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), mas é preciso estar preparado para qualquer alteração no cenário.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, até esta segunda-feira (15), foram imunizados 479.024 paranaenses com a primeira dose da vacina contra a covid-19. O número representa menos de 5% da população paranaense.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos