Fila por leito no Paraná segue acima das 1200 pessoas

 Fila por leito no Paraná segue acima das 1200 pessoas

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

1266 pessoas aguardam por um leito hospitalar no Paraná, nesta terça-feira (16). Quase metade delas, cerca de 612, precisam de um leito de UTI. Em Curitiba e região, a fila é de 417 pessoas e seis dos nove hospitais públicos com leitos de UTI exclusivos para Covid-19 estão ocupados.

Um dos centros hospitalares que encara a lotação é o Hospital do Trabalhador, considerado referência no tratamento da Covid-19 em Curitiba e com 100% de ocupação desde o dia 1° de março. No final de fevereiro de 2020, o hospital teve a primeira morte pela doença, antes mesmo do coronavírus ser considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde.

O diretor do hospital, Geci Labres de Souza Júnior, acreditava que os meses de julho e agosto de 2020 trariam os piores momentos da pandemia, mas o mês de março deste ano mostrou o contrário.

O hospital não tem mais vagas e tem demanda diária de leitos. Para o diretor, o coronavírus afeta o emocional dos pacientes, das famílias dos pacientes e, principalmente, das equipes médicas.

Mesmo sendo um hospital de traumatologia, as equipes precisam lidar com um volume alto de óbitos diariamente.

Quanto à Bandeira Vermelha, vigente em Curitiba desde a última sexta-feira (12), o diretor acredita que o resultado será visto em questão de duas semanas.

O diretor lembra que os profissionais da saúde também cansaram da pandemia e que não têm a opção de trabalhar de casa.

Em Curitiba, três hospitais públicos têm leitos de UTI disponíveis: o Hospital Cruz Vermelha, com três leitos, a Santa Casa de Curitiba, quatro leitos disponíveis, e o Hospital de Reabilitação, com dois leitos disponíveis.

O cenário de lotação se repete no resto do estado: no litoral, o Hospital Regional de Paranaguá está lotado, assim como o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. No oeste, os quatro hospitais públicos de Cascavel com leitos de UTI para Covid-19 têm 100% de ocupação e o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu também. Em Maringá, no norte do estado, quatro hospitais têm 100% de ocupação e um quinto hospital apresenta 70% de lotação. Os dois hospitais de Londrina com leitos do SUS para Covid-19 estão com 95% e 100% de ocupação.

A média de lotação das UTIs do SUS no estado é de 96%.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos