Secretária municipal de saúde se posiciona contra tratamento precoce

 Secretária municipal de saúde se posiciona contra tratamento precoce

Foto: reprodução/Facebook-Marcia Huçulak

164668199_3744589382295055_748721387340329888_n
Foto: reprodução/Facebook-Marcia Huçulak

A secretária municipal de saúde, Marcia Huçulak, fez um posicionamento contra o tratamento precoce. Nas redes sociais, ela publicou uma imagem do “Zé Gotinha”, mascote da vacinação brasileira, com uma placa que diz “o único tratamento precoce contra a Covid-19 é a vacina”. A publicação traz também uma citação que diz “Não é possível convencer um crente de alguma coisa, pois suas crenças não se baseiam em evidências, baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar”.

O posicionamento acontece na mesma semana em que Curitiba retirou 12 outdoors com peças publicitárias a favor do tratamento O médico e pesquisador do Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica da PUC-PR, José Rocha Faria Neto, explica que um “tratamento precoce” depende de uma comprovação científica de funcionamento.

Após um ano de pandemia, a hidroxicloroquina, por exemplo, foi testada em diversas situações e a ineficácia foi provada.

Ele destaca que não existe evidência científica de funcionamento do tratamento precoce. Além disso, as drogas utilizadas apresentam riscos para os pacientes.

O pesquisador comenta que gostaria de ter algum tipo de solução para a Covid-19, mas ela ainda não existe.

Para o médico, o tratamento preventivo é ficar em casa, tomar medidas de segurança sanitária e aguardar a vacinação.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos