Fila de espera por leitos de UTI/SUS permanece maior que quantidade de unidades livres no Paraná

 Fila de espera por leitos de UTI/SUS permanece maior que quantidade de unidades livres no Paraná

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Apesar da queda na ocupação de leitos de UTI/SUS para tratamento da Covid-19, a fila de espera por uma unidade permanece maior que a quantidade de leitos livres no Paraná.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ao menos 331 pacientes com Covid-19 estão no aguardo por uma UTI. Enquanto isso, existem 76 leitos livres. A espera por uma enfermaria chega a 531. No Paraná, 2.773 pacientes já estão internados. São 2.190 em leitos SUS (971 em UTI e 1.219 em leitos clínicos/enfermaria) e 583 em leitos da rede particular (317 em UTI e 266 em leitos clínicos/enfermaria). Há, ainda, outros 2.728 pacientes internados que aguardam resultados de exames.

Em Curitiba e região metropolitana a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva alcança 96% da estrutura pública. Apenas 5 dos 12 hospitais que disponibilizam leitos de UTI para pacientes com coronavírus estão com leitos livres. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o único hospital da cidade com UTIs públicas para pacientes com coronavírus está completamente lotado. O mesmo acontece em Foz do Iguaçu, no oeste.

Em Cascavel, na mesma região, a ocupação máxima de UTIs atinge dois dos quatro hospitais com leitos públicos da cidade. No Norte, 100% dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 do Hospital Universitário de Londrina estão ocupados. Já no Hospital do Coração, na mesma cidade, a ocupação atinge 80% da estrutura. Em Maringá, no noroeste, apenas um hospital está com todas as UTIs ocupadas e os outros quatro espaços da cidade possuem leitos livres com ocupação entre 50% e 90%.

No litoral, o único hospital da região, em Paranaguá, com tratamento intensivo da doença está com 86% de ocupação.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos