Após medidas restritivas, fila de espera por leitos Covid-19 diminui

 Após medidas restritivas, fila de espera por leitos Covid-19 diminui

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A fila de pacientes à espera de leitos para tratamento da Covid-19, no Paraná, caiu pela metade nos dez primeiros dias de abril. No dia 1º deste mês, 740 pessoas aguardavam por um leito – seja de UTI ou clínico. Neste domingo (11) eram 343 pacientes. Em Curitiba e Região Metropolitana o número também diminuiu, saindo de 304 pessoas na fila de espera no início do mês para 165 no último boletim, divulgado ontem (domingo, 11). A queda pode ser reflexo das medidas restritivas adotadas pelo governo recentemente.

Em Curitiba, a vigência da bandeira vermelha, que diminuiu a circulação de pessoas na cidade, também pode ter impactado os índices de transmissão do coronavírus. No entanto, a taxa de ocupação dos leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 se mantém alta. Dos nove hospitais que atendem pacientes com a doença em Curitiba, somente dois têm ocupação menor que 80%. Quatro estão com todos os leitos ocupados e os outros três têm 80%, 88% e 97% das UTIs cheias. Os índices são muito parecidos com os do início do mês, quando sete hospitais estavam com lotação na UTI e somente três tinham vagas disponíveis. Ou seja: ainda que a fila tenha diminuído, ela representa a falta de estrutura para atender a demanda de pacientes, que continua alta.

A capital paranaense tem 7.954 casos ativos, de pacientes com potencial de transmissão da doença.

No último domingo, Curitiba contabilizou mais 28 mortes e 654 novos casos de Covid-19 entre moradores da cidade. Já o Paraná registrou 1.868 novos casos e 83 mortes que ocorreram entre 30 de dezembro e 11 de abril. Mais de 80% destes novos casos são dos últimos 10 dias.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos