Humanos podem transmitir coronavírus para animais, aponta UFPR

 Humanos podem transmitir coronavírus para animais, aponta UFPR

Foto: divulgação/UFPR

Seres humanos infectados podem transmitir o coronavírus para animais de estimação. É isso que apontam os resultados preliminares da pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada desde outubro de 2020.

No entanto, até o momento, nenhum animal desenvolveu a doença, apesar de ter contraído o vírus.

O veterinário, professor e pesquisador, Alexander Biondo, explica que ter o vírus no organismo é diferente de desenvolver a Covid-19, no caso dos animais.

A pesquisa é feita com animais de tutores que testaram positivo para Covid-19. O balanço parcial, feito em março deste ano, aponta que cinco dos 31 animais testados em Curitiba apresentaram o vírus no organismo. Em São Paulo, dez dos 22 animais testados estavam contaminados. Outro apontamento é que os animais não podem transmitir o vírus para os seres humanos.

O estudo é feito em seis capitais brasileiras e testou 111 animais, 15 deles tiveram o vírus no organismo, equivalente à 13,5%.

A pesquisa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e pelo Ministério Ciência e Tecnologia.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos