Fila de espera por um leito reduz 67% na primeira quinzena de abril

 Fila de espera por um leito reduz 67% na primeira quinzena de abril

Foto: divulgação/AEN

250 pessoas estão na fila de espera por um leito hospitalar no Paraná, nesta sexta-feira (16). No dia 1º de abril, a fila era de 740 pessoas. Assim, a redução foi de 67% na primeira quinzena do mês, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

No entanto, a média de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Paraná se mantém em 94% desde o início do mês. A situação mais crítica é na macrorregião norte, que está com 257 dos 268 leitos de UTI ocupados, equivalente a 96%. A macrorregião com menor ocupação é noroeste, que tem 20 dos 261 leitos de UTI livres, com taxa de ocupação de 92%.

O médico e pesquisador do Centro de Epidemiologia e Pesquisa da PUC-PR, José Rocha Faria Neto, acredita que a redução progressiva da fila está ligada às medidas restritivas. No entanto, ele defende que o afrouxamento das medidas não significa diminuir os cuidados.

Na análise dele, o pico de ocupação e a fila superior a 1300 pessoas no mês de março foi reflexo do relaxamento, da nova cepa e do feriado do carnaval.

Em Curitiba e região, a fila é de 100 pessoas, 76 pessoas aguardam por um leito clínico e 24 por uma UTI. Dos nove hospitais públicos com leitos de unidade de terapia intensiva para Covid-19, quatro estão lotados.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos