Vacinas contra covid-19 e medicamentos do kit intubação são repassados aos municípios

 Vacinas contra covid-19 e medicamentos do kit intubação são repassados aos municípios

Foto: Gilson Abreu/AEN

O Paraná distribui às regionais de saúde um novo lote com 368 mil vacinas contra a covid-19. Essa é a décima terceira remessa do Ministério da Saúde. Desta vez, foram enviadas 225 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, envasada pela Fiocruz, e 142 mil doses da CoronaVac, do Instituto Butantan. As vacinas chegaram ontem (15) à noite, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, e foram encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná, onde foram registradas e armazenadas. As doses são distribuídas nesta sexta-feira (16) para as 22 Regionais da Saúde, para então serem repassadas aos 399 municípios paranaenses.

Com o avanço da produção da Fiocruz, que mantém parceria com a farmacêutica sueca AstraZeneca, este lote vem reforçado com mais doses da chamada vacina de Oxford. Até então, a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, predominava entre os imunizantes.

O secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, reconhece que a vacinação acontece num ritmo mais lento que o projetado. É improvável que o Estado consiga cumprir a meta de imunizar todos os grupos prioritários até o final de abril. No entanto, ele espera que o Ministério da Saúde efetiva a promessa e repassar um grande lote até o final do mês:

O chefe da pasta também comentou sobre os medicamentos do chamado kit intubação. Como efeito das medidas mais restritivas e, consequentemente, da diminuição de infectados, a pressão sobre os estoques registrou um leve recuo, mas a situação atual ainda não permite nenhum tipo de relaxamento:

O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner, explicou que os medicamentos enviados nesta sexta-feira (16) para os hospitais de referência são suficientes para aproximadamente quatro dias de uso contínuo. Por isso, a situação ainda é crítica e os gestores buscam acelerar os contratos de compras para evitar a falta de remédios:

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, do total dos imunizantes recebidos, pouco mais de 225 mil devem ser destinados à aplicação da primeira dose, o que corresponde a 61% do total. O restante (109 mil doses) será utilizado nas aplicações do reforço da vacina e também como reserva técnica, em caso de extravio ou baixo rendimento dos frascos.

Somando os 13 envios, o Paraná ultrapassa a marca 2,8 milhões de doses recebidas e distribuídas em todo o estado.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos