Pesquisa aponta que proporção de mortes de idosos acima de 70 anos reduziu após vacinação, em Curitiba

 Pesquisa aponta que proporção de mortes de idosos acima de 70 anos reduziu após vacinação, em Curitiba

Foto: Hully Paiva/SMCS

Com o avanço na vacinação, a proporção de mortes de idosos de 70 anos por Covid-19 reduziu em Curitiba, segundo pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em abril deste ano, o grupo representou 38% do total de óbitos pelo coronavírus na capital paranaense. No mês de dezembro, o grupo representava 49,4% dos óbitos.

Na faixa etária de 70 a 79 anos, que recebeu a segunda aplicação durante o mês de abril, em Curitiba, o percentual de mortes teve redução de 2,4% de dezembro para abril. No grupo de 80 a 89 anos, a queda foi de 6%. Os idosos acima de 90 anos tiveram queda de 4,2% no total de registros de óbitos.

Para o médico e responsável pela pesquisa, o professor José Rocha Faria Neto, não há outro motivo para a redução além da vacinação.

Proporcionalmente, com a redução das mortes entre as pessoas mais velhas, as faixas etárias mais jovens ganharam destaque. Os grupos de 60 a 69 anos e de 50 a 59 anos aumentaram em 5% no total de óbitos entre dezembro e abril.

Para os próximos meses, a expectativa é que o avanço na vacinação traga a redução de óbitos e casos para outros grupos.

Os novos casos de Covid-19 entre pessoas acima de 70 anos também diminuíram, entre dezembro e abril, segundo a pesquisa. Idosos acima de 90 anos tiveram redução de 42%. No grupo entre 80 e 89 anos, a queda foi de 39%. Na faixa entre 70 e 79 anos, a redução foi de 14,9%.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos