Faltam mais de 78 mil doses ao Paraná, para completar a imunização dos profissionais da saúde

 Faltam mais de 78 mil doses ao Paraná, para completar a imunização dos profissionais da saúde

Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN

Faltam ao menos 78 mil doses de vacina contra a Covid-19 no Paraná, para completar a imunização dos profissionais da saúde. O défice consta em levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (5).

A pasta aponta que a necessidade de contratar mais profissionais durante a pandemia, ampliou o público que depende da imunização para trabalhar com segurança. Desde o início da pandemia, quase 5 mil leitos foram instalados no Paraná, o que demandou um incremento no número de profissionais. Por conta disso, a secretaria contesta o indicador usado Ministério da Saúde para disponibilizar o envio de mais doses. Segundo a pasta, o Governo Federal tem baseado seus envios considerando o número defasado de profissionais, ainda do ano passado, do início da pandemia.

Conforme levantamento interno do Governo do Estado, 211 municípios comunicaram a falta de doses para imunizar os profissionais da saúde. No todo, faltam 78.400 unidades de vacina.

Por conta do défice elevado no número de imunizantes, para os trabalhadores que estão na linha de frente no enfrentamento da pandemia, o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Nestor Werner Junior esteve em Brasília, nesta terça-feira (4) e reiterou ao Ministério da Saúde  o pedido de envio de mais doses ao Paraná.

A pasta do Governo Federal recebeu o relatório com as demandas do estado e se comprometeu a avaliar os números. Da reunião no Ministério da Saúde em Brasília, Werner Junior saiu com a promessa da análise do relatório, mas sem uma previsão de quando o Paraná recebe mais vacinas para completar a imunização dos profissionais da saúde.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos