Operação do MPPR em Umuarama investiga crimes na área da Saúde da cidade

 Operação do MPPR em Umuarama investiga crimes na área da Saúde da cidade

Foto: Reprodução/MPPR

1620236953combate_corrupcao
Foto: divulgação/MPPR

Nesta quarta-feira (5), o Ministério Público do Paraná cumpriu sete mandados de prisão e 62 de busca e apreensão em Umuarama, no Noroeste do estado.

De acordo com o Ministério Público, a operação investiga a atuação de uma organização criminosa suspeita de praticar desvios e falsidade ideológica na área da saúde em Umuarama. Também são investigadas fraudes em licitações e em contratações diretas, sempre favorecendo empresas de interesse da organização. Crimes como superfaturamentos e corrupção ativa e passiva, com depósitos em contas de investigados e de terceiros, também estão sendo apurados. Segundo o MP, os possíveis desvios somariam mais de R$ 19 milhões.

De acordo com os promotores, ao longo das investigações, surgiram elementos que indicam o desvio de doses de vacina contra a Covid-19 para uso de autoridades vinculadas ao Município de Umuarama e seus familiares. Também foram encontrados indícios da aquisição de equipamentos náuticos e da construção de uma casa de veraneio no Balneário de Porto Rico. Estas aquisições teriam sido feitas com recursos desviados de entidades filantrópicas da cidade que prestam serviços médico-hospitalares ao sistema municipal de saúde.

O MP ressalta que busca obter documentos para confirmar as provas já produzidas a partir das buscas de campo, de interceptações telefônicas e quebras de sigilos bancário, fiscal e telemático. Ainda segundo o Ministério Público, foram deferidas pela Justiça outras medidas cautelares e importantes para a continuidade dos trabalhos e para cessar as práticas criminosas. Entre elas está o afastamento da secretária Municipal de Saúde do cargo, a proibição de investigados frequentarem determinados locais, a proibição de as empresas investigadas contratarem com o poder público e o bloqueio de ativos financeiros.

A reportagem da BandNews FM tentou entrar em contato com a Prefeitura de Umuarama, mas não obteve resposta. Os funcionários da Prefeitura foram dispensados nesta quarta por causa da operação. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos