Curitiba inicia vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades

 Curitiba inicia vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

00314047
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Curitiba inicia a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades, nesta quinta-feira (06).

O primeiro grupo imunizado será o dos pacientes de hemodiálise e das pessoas com deficiência permanente com Benefício de Prestação Continuada. Inicialmente, seriam vacinadas também gestantes e puérperas, mas como a vacinação dos professores será antecipada, segundo o Governo do Estado, o cronograma foi ajustado.

A expectativa é que 6500 pessoas sejam vacinas nesta quinta e sexta-feira (07), conforme a lista fornecida pela Fundação de Ação Social de pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada.

O diretor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Alcides Oliveira, explica que o atestado médico de comorbidade, para os pacientes que fazem acompanhamento com a rede particular, é necessário para garantir a transparência na vacinação.

O diretor acredita que a demora na distribuição de vacinas acontece devido ao atraso na produção, que depende da importação de ingredientes.

Todas as pessoas com deficiência a partir de 18 anos de idade devem procurar a vacinação. As menores de 18 anos não podem tomar porque o imunizante não foi testado nesta faixa etária.

As pessoas com deficiência devem procurar um ponto de vacinação, exceto o Pavilhão da Cura, o da praça Ouvir Pardinho e o Centro de Referência, Esportes e Atividade Física do Guaíra. Estes pontos farão a vacina exclusivamente de profissionais da saúde. Os pacientes de hemodiálise serão vacinados diretamente nas clínicas, para evitar o deslocamento.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos