Paraná recebe 242 mil doses da vacina contra o coronavírus

 Paraná recebe 242 mil doses da vacina contra o coronavírus

Foto: Américo Antonio/SESA

news_interna_DSC_6225
Foto: Américo Antonio/SESA

O Paraná recebeu mais duzentas e quarenta e duas mil doses da vacina de Oxford/Astrazeneca contra o coronavírus. A nova remessa de imunizantes vai ser destinada para gestantes, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, além de mulheres que tiveram filhos recentemente, segundo o secretário estadual da saúde, Beto Preto.

Ele ainda afirma que parte das doses podem ser aplicadas em profissionais da educação.

As doses chegaram na tarde desta quinta-feira (06), ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Logo em seguida foram levadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para separação.

A expectativa é de encaminhar as doses para os municípios nos próximos dias, se somando ao envio realizado na quarta-feira (05). Beto Preto disse que 185 mil ampolas dos kits de intubação também vão ser enviados para hospitais que atendem covid-19.

O diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Nestor Werner Junior, comentou sobre a forma como calculam o estoque dos medicamentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, para este mês estão previstas 2 milhões e quinhentas mil de doses da vacina da Pfizer, que requer acondicionamento em baixíssimas temperaturas.

Segundo a Secretaria de Saúde, 67 mil setecentas e setenta e quatro doses da vacina da Pfizer devem chegar nos próximos dias no Estado. Também devem ser encaminhadas os próximos dias novas doses da Coronavac, da parceira Sinovac/Butantan, segundo o Governo Federal. Nesse caso, ainda não foi divulgado o quantitativo, o público-alvo e a data de envio.

A nova remessa que chegou nesta quinta (06) ao Paraná é a terceira enviada pelo Ministério da Saúde em menos de uma semana. Entre o último sábado (1º) e segunda-feira (03) 406.100 doses dos imunizantes da Fiocruz e do Butantan, e 32.760 doses da Pfizer, exclusivas para Curitiba, chegaram ao Estado. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, as vacinas possibilitaram o início da imunização em novos grupos do plano estadual, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, além de trabalhadores da educação, segundo orientação do governo estadual para vacinação em paralelo ao retorno gradual às aulas híbridas. O Paraná já recebeu e distribuiu mais de 3 milhões de doses.

Reoportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos