Bebês de mães com Covid-19 estão mais suscetíveis a doenças do coração, diabetes e até câncer

Os bebês de mães com Covid-19 estão mais suscetíveis a desenvolver  doenças cardiometabólicas, como problemas do coração, aterosclerose, câncer, colesterol alto, obesidade e diabetes. O risco também atingiria adolescentes afetados pelo coronavírus. É o que aponta um artigo científico de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PBC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), publicado internacionalmente.

O estudo cogita que os organismos de grávidas e lactantes que contraíram Covid-19 possam tornar seus bebês suscetíveis, ao longo da vida. O estudo da UEM revisa os mecanismos pelos quais a doença ocorre. Discute, ainda, como a Covid-19 pode provocar, nos próximos anos, elevação da incidência de doenças cardiometabólicas, aumentando os gastos com saúde pública para tratamento destas disfunções.

Os pesquisadores se basearam no conceito de origens desenvolvimentistas da saúde e da doença, com investigação de artigos experimentais e epidemiológicos.  

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos