Com déficit de 110 mil doses, metade dos municípios do Paraná não tem 2ª dose da CoronaVac

 Com déficit de 110 mil doses, metade dos municípios do Paraná não tem 2ª dose da CoronaVac

Foto: Jonathan Campos/AEN

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná constatou que faltam 110 mil doses de CoronaVac para completar a imunização daqueles que já receberam a primeira dose da vacina. Segundo a pasta, dos 399 municípios paranaenses, 202 não tem estoque suficiente para suprir a demanda. Ou seja, mais da metade das cidades do Paraná não tem doses de CoronaVac para oferecer a segunda dose aos cidadãos que já receberam a primeira aplicação.

De acordo com a secretaria estadual, nesta terça-feira (11), novas doses foram enviadas para os mais de duzentos municípios que relataram falta de vacina para completar o esquema vacinal. No entanto, o Estado depende de novas remessas do Ministério da Saúde para contornar o déficit atual. O problema foi causado pelo governo federal, que orientou os estados a esgotarem os estoques para acelerar a imunização. O Ministério da Saúde prometeu acelerar o envio de vacinas, o que permitiria trabalhar com um estoque reduzido. No entanto, atrasos na produção dos imunizantes impediram o governo federal de cumprir o combinado.

A bula da CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo, determina que o intervalo entre as aplicações deve ser entre 21 e 28 dias. Ou seja, após receber a primeira vacina, o cidadão deveria receber a dose de reforço no período entre três e quatro semanas. A imunidade contra o coronavírus só é desenvolvida algumas semanas após o ciclo vacinal ter sido concluído.

Médicos infectologistas e especialistas sobre imunização afirmam que o cenário ideal é cumprir o que determina a bula. Receber a segunda dose depois do período previsto pode comprometer o desenvolvimento da imunidade prometida pelos fabricantes, uma vez que não existem estudos sobre a eficácia da vacina administrada dessa forma. Além disso, atrasa a imunidade geral da população projetada pelo Ministério da Saúde.

Desde o início da campanha de imunização contra a covid-19 até a manhã desta quarta-feira (12), o Paraná vacinou 2 milhões e 33 mil cidadãos com a primeira dose da vacina, somadas as aplicações da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Deste total, apenas 1 milhão e 80 mil já completaram o esquema vacinal. 

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos