Na semana em que vai alcançar 1 mi de casos, Ratinho Junior não descarta restrições mais rígidas

 Na semana em que vai alcançar 1 mi de casos, Ratinho Junior não descarta restrições mais rígidas

Foto: Pedro Ribas/AEN

A média móvel de casos de coronavírus por data de diagnóstico, no Paraná, nos últimos sete dias, está em torno de três mil e quatrocentas ocorrências diárias. O índice sofreu cerca de 24% de acréscimo, em relação a 14 dias atrás. Considerando essa média móvel, o Paraná deve superar a marca de um milhão de contaminados antes de domingo (16).

Para alcançar esse número, o estado depende de mais oito mil e 100 infectados. O boletim diário da Secretaria de Saúde do Paraná aponta que, nesta quarta-feira (12), são seis mil e 200 exames RT-PCR ainda em análise. Os testes foram realizados tanto pela rede pública, quanto pelos laboratórios credenciados. Enquanto se aproxima do primeiro milhão de casos, o Paraná soma ao redor de um milhão e 850 mil exames RT-PCR com resultado negativo.

Conforme monitoramento do Ministério da Saúde, até esta quarta-feira (12), apenas três estados tinham atingido a marca de um milhão de contaminados – São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em números absolutos de casos, o Paraná é o estado mais próximo a entrar para esta lista. Considerando o número de ocorrências por 100 mil habitantes, o Paraná deixa a lista dos 12 estados com mais contaminados. O índice no estado fica em torno de oito mil e 700. O país tem pelo menos sete mil e 300 casos acumulados por 100 mil habitantes.

Conforme o boletim da Secretaria Estadual da Saúde, o Paraná acumulou 25 mil e 100 novos casos, na semana passada. Foi o número semanal mais alto, desde a metade de março. Naquele mês, o governador Ratinho Junior editou o decreto mais restritivo imposto durante a pandemia.

Ao longo de onze dias, o Paraná suspendeu serviços e atividades consideradas não essenciais, ampliou a lei seca e o toque de recolher para as oito da noite, fechou escolas, igrejas e o comércio atendeu apenas por delivery e drive-thru. Criticado pelo setor produtivo e pelo empresariado, Ratinho chegou a dizer, à época, que não tinha “dificuldade nenhuma em tomar decisão difícil”.

Nesta quarta-feira (12), o governador reconheceu que restrições mais rígidas não estão descartadas.

Sábado (15), perde validade o decreto estadual que liberou, ao longo da primeira quinzena do mês, o funcionamento de bares, restaurantes e shoppings centers aos domingos.

O documento não alcança o comércio de Curitiba, pois no caso de vigência de decretos municipais, têm validade as medidas mais restritivas.

Até esta quarta-feira (12), o Paraná tinha pelo menos 17% dos moradores vacinados. No entanto, considerando a segunda dose, em torno de 9% dos paranaenses tinha recebido o reforço e completado o esquema vacinal contra a Covid-19.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos