Estudo aponta queda de óbitos entre idosos e de surtos em instituições em função da vacinação

 Estudo aponta queda de óbitos entre idosos e de surtos em instituições em função da vacinação

Foto: Gilson Abreu/AEN

608a9c57cc191-normal_vacinacao028
Foto: Gilson Abreu/AEN

A vacinação contra a Covid-19 já pode estar trazendo resultados práticos na queda da mortalidade de pessoas idosas no Paraná.

É o que indica um estudo prévio elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que mostra a redução no percentual de óbitos pela doença em pessoas com 70 anos ou mais no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com os quatro meses anteriores. O estudo também aponta que a média de idade dos óbitos diminuiu no período, além dos surtos de coronavírus em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e a porcentagem das pessoas idosas hospitalizadas por causa da doença.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, ressalta que além da vacinação outros fatores podem ter contribuído com os resultados obtidos na análise.

A análise tem como base os Boletins Epidemiológicos da Secretaria Estadual da Saúde publicados no dia 20 de janeiro, data em que foi iniciada a campanha de vacinação contra a Covid-19 na maioria dos municípios do Estado, e em 9 de maio, quando a maior parte do público com mais de 70 anos completou o esquema vacinal, com a aplicação da segunda dose do imunizante.

Uma das questões que deve ser levada em conta na análise, explica a diretora, foi o aumento expressivo no número de casos positivos no Paraná no primeiro quadrimestre do ano, com cerca de 470 mil casos e 14 mil mortes a mais que o apresentado até então. Essa questão pode interferir, por exemplo, na diminuição da idade média dos óbitos por Covid-19 neste ano.

No período analisado, houve redução de 4,66% nas mortes de pessoas idosas contaminadas com o coronavírus. No boletim de 20 de janeiro, as pessoas com 60 anos ou mais representavam pouco mais de 76% dos óbitos pela doença no Paraná. O índice caiu para quase 72% em 9 de maio, sendo que os idosos responderam por 13.164 das 23.645 mortes até a data. Essa variação negativa foi observada em todas as faixas etárias a partir dos 70 anos. A redução dos óbitos foi de 0,79% na faixa dos 70 aos 74 anos, 1,88% dos 75 aos 79 anos; 2,64% entre 80 e 84 anos, 2,62% entre 85 e 89 anos e de 2,3% entre os idosos com mais de 90 anos.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos