PR distribui 110 mil vacinas para municípios sem Coronavac para 2ª dose

 PR distribui 110 mil vacinas para municípios sem Coronavac para 2ª dose

Foto: Ari Dias/AEN

mais-coronavac
Foto: Ari Dias/AEN

O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (18), o envio de 188 mil doses da Coronavac para as Regionais de Saúde do Paraná. Segundo a secretaria estadual, esse montante cobre o déficit de vacinas dos 205 municípios que não tinham reservado doses para o reforço da campanha.

As prefeituras destinaram todos os lotes recebidos apenas para a primeira aplicação. Em março, o Ministério da Saúde chegou a orientar que os municípios usassem todas as vacinas de forma indiscriminada, sem reserva para a segunda dose. Com o atraso no repasse de novos lotes da Coronavac, a campanha chegou a ser interrompida em algumas cidades do Paraná. Ao todo, o déficit chegava a 110 mil vacinas. A remessa desta terça-feira (18) ainda inclui outras 78 mil doses de Coronavac, destinadas para trabalhadores da saúde.

O diretor-geral da secretaria, Nestor Werner Junior, afirma que o novo lote garante o reforço para todos os moradores do estado que receberam a primeira dose, no mês passado.

O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, chamou a atenção para o avanço dos diagnósticos de Covid-19 nos testes realizados pela rede pública e laboratórios credenciados. Do volume de exames RT-PCR processados, nesta terça-feira (18), 45% tiveram resultado positivo.

O secretário afirma que esse índice deveria se manter abaixo dos 15%.

O Paraná tem capacidade para processar 10 mil e 600 exames RT-PCR, por dia. O boletim da secretaria estadual da saúde aponta que ainda são cinco mil e 200 testes em análise.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos