Em 15 dias, casos positivos da Covid-19 aumentam 375% em laboratório privado de Curitiba

 Em 15 dias, casos positivos da Covid-19 aumentam 375% em laboratório privado de Curitiba

Foto: Ari Dias/AEN

O número de diagnósticos positivos para a Covid-19 no mês de maio quase quadruplicou, em um dos laboratórios privados de Curitiba. Neste mês, 30% dos exames RT-PCR realizados deram resultado positivo para a doença, enquanto em abril esse indicador ficou em torno de 8%. O bioquímico e coordenador técnico do laboratório (Laboratório de Análises Clínicas – LANAC) Luiz Ernesto Fedalto, destaca que esse aumento repentino no número de casos segue uma tendência de todo o Brasil.

Para ele, esse movimento é sempre observado antes do anúncio de medidas mais restritivas pelo governo.

O bioquímico comenta que os indicadores apontam uma mudança na faixa etária dos diagnósticos positivos. Se nos três últimos meses do ano passado, as pessoas acima de 50 anos eram maioria no número de diagnósticos positivos, neste ano, os mais jovens são os mais infectados pela Covid-19.

O aumento no número de diagnósticos acompanha a ascendente de casos positivos para a Covid-19 em todo o Paraná. Nos últimos 7 dias, o estado registrou um acréscimo de 25% na média móvel de novos casos para a doença: uma média de mais de 4 mil casos por dia.

Para o bioquímico, apesar desse aumento de casos positivos resultar sempre em medidas mais restritivas por parte do governo, o fechamento das atividades não essenciais não seria necessário, caso houvesse a adesão e o respeito da população aos protocolos sanitários.

O aumento de casos positivos acaba refletindo nos hospitais. Em um mês, a fila de espera por um leito dobrou no Paraná, saindo de 341 pessoas em abril, para 689 pacientes em maio. A taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS exclusivos para Covid-19 está em 95% no estado.

Para o especialista, a atitude natural para tentar coibir o aumento da onda de contágio é restringir cada vez mais as liberdades da população, até que os números voltem a cair.

Nesta quarta-feira (18) vence o decreto que mantém Curitiba em bandeira laranja, nível médio de restrição contra o coronavírus. A expectativa, diante dos números, é de um agravamento das medidas, para tentar conter o avanço dos novos casos. Na segunda-feira (18), o governo do Paraná endureceu as restrições de circulação de pessoas até o final do mês de maio.

O toque de recolher noturno ganhou uma hora e começa mais cedo, a partir das dez da noite, até às cinco horas da manhã seguinte. Neste mesmo horário vigora a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas. O comércio não essencial, que podia abrir todos os dias com até 50% de ocupação, volta a fechar as portas aos domingos.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos