Bandeira Laranja mais restritiva entra em vigor nesta quarta-feira (19), em Curitiba

 Bandeira Laranja mais restritiva entra em vigor nesta quarta-feira (19), em Curitiba

Foto: Daniel Castellano / SMCS

curitiba-cidade-lei-de-zoneamento
Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Bandeira Laranja foi prorrogada em Curitiba, até a próxima terça-feira (26), com novas medidas de restrição. O toque de recolher passou das dez para às nove horas da noite. Atividades não essenciais estão proibidas aos finais de semana, assim como supermercados. Além disso, as cirurgias eletivas foram suspensas.

O diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Pedro Almeida, afirma que o modelo epidemiológico é difícil e que situações de urgência, além do coronavírus, estão lotando hospitais da cidade.

As medidas foram definidas pelo Comitê de Técnica e Ética Médica. Segundo o diretor, caso as medidas não façam efeito, Curitiba pode voltar à Bandeira Vermelha.

Supermercados e restaurantes, por exemplo, poderão operar com drive-thru ou retirada no balcão aos sábados e domignos. Além da redução na transmissão da doença, as novas regras têm como objetivo diminuir o número de traumas causados por acidentes, situação que tem gerado grande sobrecarga no sistema de saúde de Curitiba. A pontuação dos nove indicadores da bandeira, que na semana anterior estava em 2,15, subiu para 2,25, o que demonstra essa piora do cenário e determina adoção de medidas mais restritivas.

Bares, tabacarias, casas noturnas e atividades de entretenimento continuam suspensas. Atividades como mercados, shoppings, comércios de rua, academias, salões de beleza podem funcionar apenas de segunda a sexta-feira, com horário de restrição. Para mais detalhes acesse o nosso site dev2.bandnewsfmcuritiba.com para conferir o novo decreto completo. 

Reportagem: Larissa Biscaia/Fernanda Scholze/Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos