Fila de espera por leito cresce 259% em maio, no Paraná. Indicadores da pandemia apresentam piora

 Fila de espera por leito cresce 259% em maio, no Paraná. Indicadores da pandemia apresentam piora

mais-leitos-sesa

A fila de espera por um leito hospitalar no Paraná acumula crescimento de 259% no mês de maio. Nesta segunda-feira (24), 1078 pessoas esperam por uma vaga de UTI ou de enfermaria no estado. No primeiro dia do mês, a fila era de 300 pessoas.

As UTIs paranaenses apresentam 95% de ocupação, mas a procura maior é por um leito clínico, com 580 pacientes na espera. Os números são da Secretaria de Estado da Saúde. O cenário se repete na capital. Em Curitiba e região, 402 pessoas esperam por um leito e quatro dos nove hospitais com leitos de UTI do SUS exclusivos para Covid-19 estão lotados. Os casos ativos apresentaram crescimento de 51% durante o mês, passando de 6 mil 217 para 9 mil 436. No lado da prevenção, a vacinação atinge as primeiras marcas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 205 mil pessoas estão totalmente imunizadas contra a Covid-19, equivalente a 10,5% da população. A população parcialmente imunizada é mais expressiva, com 23% dos curitibanos. Em nível estadual, 9,8% dos paranaenses estão imunes ao coronavírus, tendo tomado as duas doses contra à doença. A imunização parcial chega a 19% da população.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos