Secretaria de Estado da Saúde descentraliza quase 40 mil vacinas da Pfizer para imunização em nove municípios

 Secretaria de Estado da Saúde descentraliza quase 40 mil vacinas da Pfizer para imunização em nove municípios

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Secretaria de Estado da Saúde descentralizou vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para nove municípios do Paraná. Ao todo, 39.780 doses foram distribuídas para Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais.

Para o secretário de saúde Beto Preto, a opção em descentralizar as doses da Pfizer é para que mais municípios possam ter acesso a esse imunizante, principalmente neste grupo que inclui gestantes e puérperas, já que essas mulheres não têm recomendação de tomar a vacina AstraZeneca.

Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, as vacinas da Pfizer devem ser destinadas ao grupo prioritário de comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e deficiência permanente grave. De acordo com o Beto Preto, os nove municípios contemplados já receberam as doses enviadas pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Este é o terceiro lote da Pfizer/BioNTech enviado pelo Ministério da Saúde ao Paraná desde o início deste mês.

Inicialmente, a primeira remessa do imunizante foi destinada somente para a Capital do Estado, com 32.760 doses. No segundo lote, o Governo do Estado ampliou a distribuição para o Interior do Paraná, incluindo Cascavel, Maringá e Londrina, com 22.230 doses, além de Curitiba, com 45.630 doses, totalizando 67.860 vacinas. Ao todo, o Paraná recebeu 140,4 mil doses da Pfizer/BioNTech até o momento.

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos