Especialistas indicam necessidade da aplicação de terceira dose para idosos com mais 80 anos

 Especialistas indicam necessidade da aplicação de terceira dose para idosos com mais 80 anos

Foto: Jonathan Campos/ AEN

Especialistas consideram a aplicação de uma terceira dose contra o coronavírus em idosos com mais de 80 anos. A discussão surgiu após a divulgação de um estudo realizado pelo grupo Vebra Covid-19.

A pesquisa indica que a efetividade da CoronaVac diminui conforme a idade do paciente. Após 14 dias da segunda dose, a taxa foi de quase 62% entre pessoas de 70 e 74 anos, 49% entre os que têm de 75 a 79 e apenas 28% em idosos com mais de 80 anos.

Em entrevista a Rádio Bandeirantes, o infectologista Julio Croda, que coordenou o estudo, ressaltou que a baixa efetividade da vacina entre pessoas com mais de 80 anos precisa ser debatida.

Em nota, o Butantan afirmou que a vacina não é uma barreira para a infecção pelo vírus, mas pode reduzir expressivamente os casos graves e as mortes. O Instituto também destaca que os idosos devem continuar tomando a vacina. Ainda segundo Julio, estudos sobre a proteção da Coronavac contra quadros graves e óbitos estão em andamento e devem sair em breve.

Segundo o Ministério da Saúde, o Paraná recebeu, até o momento, quase 5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, a maior parte delas da Coronavac.

Reportagem: Leonardo Gomes em colaboração com a Rádio Bandeirantes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos