Paraná deixa de exigir BPC para vacinação de pessoas com deficiência

 Paraná deixa de exigir BPC para vacinação de pessoas com deficiência

Foto: Jonathan Campos/AEN

news_interna_60a2df254a0e76060fbbe188abvacina_apucarana_27
Foto: Jonathan Campos/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma orientação para que os municípios ampliem a vacinação do grupo prioritário de pessoas com deficiência permanente grave. Com isso, as cidades devem deixar de exigir a comprovação do cadastro no Programa de Benefício de Prestação Continuada. O benefício é concedido pelo Governo Federal para idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.

A mudança aconteceu porque a Secretaria verificou que parte do público, mesmo dentro do grupo prioritário, não tem o cadastro e ficaria sem a vacina.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o objetivo é vacinar os paranaenses sem dificuldades ou burocracias.

As pessoas com deficiência permanente grave deverão apresentar um laudo médico ou documento oficial com indicação da deficiência para receber a vacina. A expectativa é que a flexibilização aumente a abrangência da vacina dentro dos grupos prioritários. O Paraná se mantém próximo da marca de 10% da população imunizada contra a Covid-19. Até esta terça-feira (01), 9,9% da população recebeu as duas doses do imunizante, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A imunização parcial, apenas com uma dose, chega a 20,4% dos paranaenses.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos