Paranaenses que viajaram no feriado devem fazer teste para covid-19, orienta Sesa

 Paranaenses que viajaram no feriado devem fazer teste para covid-19, orienta Sesa

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

As pessoas que viajaram no feriado de Corpus Christi, neste final de semana prolongado, devem se submeter a exames para covid-19. A orientação é da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, que pede aos cidadãos que procurem por testes “padrão ouro”, do tipo RT-PCR. O aviso é válido especialmente para aqueles que viajaram para Santa Catarina, que não realiza controles de acesso, nem barreiras sanitárias.

A Secretaria de Estado da Saúde diz que está em estado de alerta porque muitos paranaenses têm imóveis ou costumam visitar municípios catarinenses. O objetivo da testagem é identificar e isolar o quanto antes os casos positivos de coronavírus, incluindo assintomáticos. Segundo a pasta, o cenário atual é crítico, e uma alta descontrolada de pacientes infectados pode levar a rede integrada de saúde ao colapso.

A predominância de variantes com maior poder de transmissão também é uma preocupação. O Brasil não tem capacidade para realizar sequenciamentos genéticos de forma ampla e ágil, por isso é plausível que a variante delta esteja em plena circulação tanto no Paraná quanto em Santa Catarina, por exemplo.

Atualmente, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a taxa média de ocupação das UTIs do SUS para covid-19 é de 96%. Os índices são críticos em todas as regiões do Paraná. No estado, atualmente, a fila de espera por leitos tem quase mil e duzentas pessoas. São mais de 630 pacientes com indicação para UTIs que ainda aguardam a transferência para um leito que ofereça a assistência médica necessária.


Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos