Curitiba volta a pedir para que cidades da RMC adotem medidas conjuntas de combate a Covid-19

 Curitiba volta a pedir para que cidades da RMC adotem medidas conjuntas de combate a Covid-19

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Prefeitura de Curitiba voltou a pedir para que cidades da região metropolitana adotem medidas conjuntas de combate a Covid-19. Nesta semana, em reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), representantes da Capital apresentaram uma sugestão de minuta para os municípios, elaborada com base na bandeira laranja que entrou em vigor ontem (quarta-feira, 9).

Segundo a assessora jurídica da Assomec, Cibele Fernandes, o vírus ganha força de propagação quando uma cidade toma medidas mais restritivas, mas vizinhas não.

Conforme a prefeitura, Curitiba vem tendo sobrecarga de atendimento de pacientes vindos de outros municípios – tanto os com Covid-19 quanto os de outros problemas como traumas causados por acidentes, por exemplo. Esse cenário é ainda mais preocupante, segundo a prefeitura, para os municípios conturbados, ou seja, aqueles que fazem divisa entre si e, na prática, formam um único conjunto urbano.

Dos 29 municípios da Região Metropolitana, 11 formam o primeiro anel de vizinhança e, desses, oito são conurbados com a capital. A RMC tem cerca de 3,7 milhões de habitantes, dos quais quase 2 milhões vivem em Curitiba, e um intenso trânsito de moradores que vivem num município e trabalham ou frequentam de forma habitual outro.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos