Fila de espera por leitos de tratamento da Covid-19 tem novo recuo e fecha em 889

 Fila de espera por leitos de tratamento da Covid-19 tem novo recuo e fecha em 889

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A fila para conseguir um leito SUS para tratamento da Covid-19 no Paraná volta a recuar e chega a 889 pessoas. A maior espera permanece para quem precisa de uma Unidade de Terapia Intensiva, são 506 pacientes. Já a fila para enfermarias acumula 383 pessoas. Paralelo a isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) já comporta 2.066 pacientes com diagnóstico confirmado da Covid-19 que estão internados.

Além disso, 706 pessoas estão hospitalizadas em leitos da rede particular. Outros 3.152 pacientes que ainda aguardam exames também estão internados, em UTIs e enfermarias. Apesar da fila de espera estar em tendência de queda, o número ainda supera a quantidade de leitos disponíveis, o que faz com que pacientes permaneçam no aguardo sem previsão para serem atendidos. Um exemplo é no cenário dos pacientes mais graves. A espera por UTIs chega a 506 pacientes, mas a disponibilidade de leitos está em 101.

Com o alto número de pacientes hospitalizados a ocupação nos principais hospitais com leitos UTI públicos para atendimento da Covid-19 inevitavelmente chega a 100%. É o acontece em 38 hospitais no Paraná. Somente em Curitiba e região metropolitana são 3 unidades com lotação máxima. Além disso, 6 hospitais ultrapassam o índice de 90%. A taxa de ocupação das UTIs em todo o estado está em 96%. Já as enfermarias têm 84% da estrutura ocupada, mas apesar disso 4 hospitais somente em Curitiba estão com todos os leitos ocupados.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos