Curitiba reclama por distribuição igualitária de vacinas contra a Covid-19 ao Governo do Estado

 Curitiba reclama por distribuição igualitária de vacinas contra a Covid-19 ao Governo do Estado

Foto: Jonathan Campos/AEN

Apesar de ser a capital do estado e a maior cidade do sul do Brasil em número de habitantes, Curitiba está atrás de 190 municípios paranaenses, na proporção de vacinas recebidas por habitante. A estatística consta em levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), a cidade está sendo prejudicada na distribuição das doses pelo Governo do Estado. Ele pediu a correção da diferença em ofício enviado ao Executivo estadual, nesta quarta-feira (16).

O estudo aponta que a capital paranaense recebeu do Governo do Estado vacinas suficientes para imunizar 51,9% de sua população. O volume destoa do número de vacinas recebidas por outras cidades. Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, já recebeu doses suficientes para vacinar 99% de seus habitantes. Situação semelhante aconteceu em Altamira do Paraná, que recebeu vacinas suficientes para aplicar em 90% de sua população.

Para Rafael Greca, a situação é um desrespeito à Curitiba e aos curitibanos.

A diferença no volume de doses distribuídas por habitante, pelo Governo do Estado, pode explicar a variação nos cronogramas de vacinação no Paraná. O município de Paranaguá, no litoral do Estado, vacina nesta semana pessoas sem comorbidades, abaixo dos 35 anos. O mesmo acontece em Antonina, também no litoral do Paraná, que vacina nesta semana as pessoas de 30 anos ou mais. Enquanto isso, a capital paranaense imuniza contra a Covid-19 nesta semana, as pessoas com 53 anos completos.

Para a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, havendo vacinas disponíveis, Curitiba imuniza em menos de um mês toda a sua população.

Mesmo sendo a maior cidade do sul do país em número de habitantes, Curitiba é a capital da região que menos recebeu vacinas proporcionalmente à sua população. A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, já recebeu vacinas para atender a 70% dos seus habitantes e Florianópolis, em Santa Catarina, recebeu vacinas para imunizar 56% de sua população contra a Covid-19. Entre as capitais do país, Curitiba é apenas a 11ª primeira cidade, entre as que receberam mais doses da vacina contra o coronavírus.

Até o momento, o Governo do Estado não se pronunciou em relação ao ofício enviado pela Prefeitura de Curitiba.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos