Curitiba é a cidade que proporcionalmente recebeu menos vacinas contra a Covid-19 entre as três maiores do Paraná

 Curitiba é a cidade que proporcionalmente recebeu menos vacinas contra a Covid-19 entre as três maiores do Paraná

Foto: Ari Dias/AEN

Das três maiores cidades do Paraná, Curitiba é a que menos recebeu imunizantes contra a Covid-19, na proporção de vacinas por habitante. A capital do estado fica atrás de Maringá e Londrina, no número de doses enviadas pelo Governo do Estado. A reportagem BandNews FM teve acesso com exclusividade, ao levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

Quando considerados os três maiores municípios do Estado, aqueles com mais de 400 mil habitantes, Curitiba se encontra na última colocação. A cidade de Maringá lidera a lista. O município recebeu vacinas suficientes para atender a 58,9% de sua população com a primeira dose. Londrina aparece como segundo colocado, tendo recebido vacinas suficientes para aplicar em 55,4% de sua população. Só então aparece Curitiba, que recebeu doses suficientes para imunizar 51,9% de seus habitantes.

A diferença de 7% entre Curitiba e Maringá, que lidera o ranking, renderia à capital paranaense 136 mil doses a mais da vacina contra a Covid-19. Para igualar Londrina, segundo colocado no levantamento, Curitiba teria de receber mais 68 mil doses do imunizante. 

Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), a cidade está sendo prejudicada na distribuição das doses pelo Governo do Estado. Ele pediu a correção da diferença em ofício enviado ao Executivo estadual, nesta quarta-feira (16).

Nesta sexta-feira (18), Maringá vacina contra a Covid-19 a população em geral com 45 anos ou mais. Já Londrina abriu cadastro nesta semana para vacinar pessoas com 40 anos ou mais, sem comorbidades. Enquanto isso, a capital paranaense imuniza contra Covid-19 pessoas com 53 anos ou mais. A diferença na faixa etária vacinada entre Maringá e Curitiba é de 8 anos. Para Londrina, a diferença na faixa etária é ainda maior, de 13 anos.

Por meio de nota, Secretaria de Estado da Saúde diz que as vacinas contra a Covid-19 são distribuídas proporcionalmente entre os municípios do estado, de acordo com a orientação de cobertura vacinal do Ministério da Saúde. Por fim, a secretaria diz respeitar o posicionamento dos municípios do Estado e que vai avaliar a reclamação realizada por Curitiba, nesta quarta-feira (16).

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos