Vacinação contra Covid-19 para grávidas e puérperas é recomendada oficialmente pelo Ministério da Saúde

 Vacinação contra Covid-19 para grávidas e puérperas é recomendada oficialmente pelo Ministério da Saúde

Foto: Ari Dias/AEN

vacina-gravidas
Foto: Ari Dias/AEN

A vacinação contra a Covid-19 em gestantes e mães que tiveram filhos recentemente recebeu recomendação oficial do Ministério da Saúde. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu uma nova nota técnica em que inclui todas as gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, com a presença ou não de comorbidades, no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, utilizando vacinas que não contenham vetor viral, ou seja, Coronavac ou Pfizer/BioNTech, e respeitando a decisão e autonomia da mulher.

Segundo o secretário estadual da saúde, Beto Preto, no Paraná a recomendação ocorre desde o dia 11 de junho.

Em todo o ano passado, ocorreram 80 óbitos maternos totais no Paraná, 17 deles por Covid-19, o que representa pouco mais de 21%. Neste ano, de 1º de janeiro até a primeira semana de junho, foram registrados 80 óbitos maternos, sendo 54 pela Covid-19, o que corresponde a 67,5% das mortes.

Para receberem a vacina, conforme a Sesa, as gestantes sem comorbidades devem apresentar o exame laboratorial/ecográfico ou o cartão de pré-natal comprovando sua gestação atual ou, no caso de serem puérperas, comprovação do parto por documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento, sem necessidade de nenhum relatório específico.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos