Jovem de 17 anos morre vítima da covid-19 depois de ser diagnosticada pela 2ª vez com a doença, em Maringá

 Jovem de 17 anos morre vítima da covid-19 depois de ser diagnosticada pela 2ª vez com a doença, em Maringá

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Uma adolescente de 17 anos morreu vítima da covid-19, em Maringá, no norte do Paraná. Segundo a prefeitura, há suspeita de que a jovem tenha sido vítima de reinfecção do coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde informou que há registros de coletas de duas amostras de RT-PCR da paciente. Uma coleta em fevereiro e outra em junho. O município comunicou a Secretaria Estadual de Saúde, que é responsável pela confirmação de reinfeções por coronavírus. Familiares da adolescente afirmaram que Jackeline dos Santos Arruda não tinha comorbidades e praticava esportes, como vôlei e natação.

O secretário de saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, comentou que as pessoas precisam ficar atentas, mesmo aquelas que praticam esportes e são saudáveis, porque podem ser reinfectadas pela covid-19.

Na primeira vez que ela foi diagnosticada com a doença, teve sintomas leves. No dia 17 de junho, a jovem acordou passando mal e foi levada para o hospital com falta de ar. Aproximadamente duas horas depois, a adolescente sofreu uma parada cardíaca e morreu. A família conta que Jackeline passou por um novo teste de Covid-19, que apontou resultado positivo para a doença. A prefeitura incluiu a vítima no balanço das mortes provocadas pelo coronavírus.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que o Paraná possui três casos confirmados de reinfecção. Um em Sarandi e outros dois em Curitiba. A pasta afirma que, para obter a confirmação, “é necessário realizar o exame de genotipagem, utilizando duas amostras do paciente em um intervalo maior ou igual a 90 dias”. Esse intervalo é definido pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria esclarece que o Gerenciador de Ambiente Laboratorial e o Notifica-Covid-19 informam “quantas vezes a pessoa foi positivada”, mas a reinfecção só é confirmada por meio do exame de genotipagem.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos