Segundo caso da variante delta da Covid-19 é confirmado no Paraná

 Segundo caso da variante delta da Covid-19 é confirmado no Paraná

(Foto: divulgação/Unsplash)

O segundo caso de infecção pela variante delta da Covid-19 foi confirmado no Paraná. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), trata-se de uma mulher de 42 anos, gestante, residente do Japão, que chegou ao Brasil no dia 5 de abril. Ela estava em Apucarana, na região norte. Ela realizou a coleta de exame RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 antes de embarcar, tendo resultado negativo para a doença. Dois dias após a chegada, em 7 de abril, a gestante apresentou sintomas respiratórios, fez um novo exame, com resultado positivo.

Conforme a Sesa, a paciente precisou ser internada no dia 15 de abril e, devido ao agravamento dos sintomas, em 18 de abril passou por uma cesariana de emergência e morreu no mesmo dia. O recém-nascido, prematuro de 28 semanas, ficou internado até o dia 18 de junho e teve o resultado do exame negativo para a infecção da Covid-19. Ainda segundo a secretaria, no momento, o bebê está saudável e segue em acompanhamento pelo município. Os demais integrantes da família da mulher seguem saudáveis, sem sintomas de infecção. De acordo com a Sesa, a gestante era amiga próxima da filha da primeira pessoa confirmada com a variante indiana no Paraná. Esta filha confirmou que foi visitá-la no dia 7 de abril. Ela foi diagnosticada com Covid-19. Agora, a secretaria aguarda o resultado de outras duas pessoas desta família. Elas permanecem sob vigilância do município.

A detecção do segundo caso da variante delta foi obtida através de sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desde o início da pandemia, o Paraná enviou 926 amostras do vírus para sequenciamento. Destes, 600 foram sequenciadas e 326 permanecem em análise.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos