Em seis meses de fiscalização, 27.621 pessoas foram flagradas aglomeradas em Curitiba

 Em seis meses de fiscalização, 27.621 pessoas foram flagradas aglomeradas em Curitiba

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Em seis meses de fiscalização, 27.621 pessoas foram flagradas em aglomerações ou em locais que descumpriam medidas de prevenção ao coronavírus em Curitiba.

O dado faz parte de balanço divulgado pela Polícia Militar (PM) com base nos trabalhos da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) que integra, além de PMs, guardas municipais e demais órgãos da prefeitura. Desde janeiro foram 168 operações que resultaram em 479 pessoas encaminhadas e 576 pontos comerciais em situação irregular interditados.

Segundo o coordenador da Aifu, capitão Ronaldo Goulart, o diferencial das abordagens do grupo é a dinâmica envolver profissionais municipais e integrantes de outras forças de segurança, o que contribui para ampliar o combate aos descumprimentos.

O balanço aponta que, ao todo, 928 pontos comerciais foram abordados nesse primeiro semestre. Com o apoio dos agentes municipais, foram lavradas 2.266 autuações administrativas para pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Em todos os pontos abordados, das 27.651 pessoas encontradas aglomeradas e sem máscara, 479 acabaram encaminhadas pela polícia por diversos tipos de infrações relacionados ao combate da pandemia e também outros crimes como uso e tráfico de drogas, desacato, desobediência e resistência e jogos de azar.

Entre os principais casos de descumprimento às medidas de prevenção à pandemia dos últimos seis meses está uma abordagem a uma arena de esportes no bairro Umbará, região sul de Curitiba, com 27 pessoas que não respeitavam as medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19, em junho. Todos foram autuados e o proprietário encaminhado para a assinatura do Termo Circunstanciado.

Em outro momento, ainda no mês de junho, em uma tabacaria na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), cerca de 90 pessoas foram flagradas sem máscara e aglomeradas. Durante a ação, porções de maconha, cocaína e ecstasy foram encontradas no chão do estabelecimento. Conforme a PM, os quatro envolvidos, mais um casal que fazia a função de segurança, foram encaminhados à delegacia. Já em maio, um bingo com 120 idosos foi fechado pelas equipes policiais no Centro de Curitiba.

Ao todo, foram apreendidos 12 computadores, 5 caixas de som, 10 monitores e 6 televisores, além de pouco mais de R$ 1,6 mil em dinheiro. Cada um dos frequentadores foi notificado e recebeu uma multa de R$ 5 mil.

Durante os trabalhos, também houve a verificação de questões relacionadas ao trânsito nos arredores dos pontos fiscalizados. Desde janeiro, 647 veículos foram abordados e, destes, 197 recolhidos por estarem com pendências administrativas. Os policiais militares ainda lavraram 978 autos de infração à condutores de automóveis e motocicletas. A polícia afirmou, ainda, que 479 pessoas foram detidas, nos últimos meses. Há registros de tráfico de drogas e contrabando, durante a ação.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos