Venda de substâncias adulteradas para produzir vacinas traz consequências graves, diz especialista da UFPR

 Venda de substâncias adulteradas para produzir vacinas traz consequências graves, diz especialista da UFPR

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

As substâncias para produção de compostos farmacêuticos precisam ser de altíssima qualidade e a venda desses produtos adulterados traz consequências graves. Essa é a análise do professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR, Emanuel Maltempi de Souza. O especialista afirma que o glicerol e a glicerina, por exemplo, são componentes derivados de biodiesel e se produzidos em baixa qualidade, o preço sai mais barato. Por isso ele desconfia que a organização criminosa, presa por substituir intencionalmente os insumos que seriam usados para vacinas, venderam um produto de baixa qualidade para faturar mais.

Ele relata que um composto de menor pureza não deve ser utilizado na produção de uma vacina, por exemplo, porque este tipo de produto requer componentes de alta qualidade. Ele indica que ao usar glicerol ou glicerina em um experimento, o ideal é comprar de um fornecedor conhecido e confiável. Ele reforça que é preciso tomar todo cuidado, porque os riscos dos efeitos da aplicação em humanos, caso os componentes estejam adulterados, podem ser graves.

O Glicerol ou propanotriol é um composto orgânico e é líquido. O termo Glicerina se refere ao produto na forma comercial. De acordo com a Polícia Civil do Paraná, os envolvidos na troca de substâncias para produção de vacinas também cometeram fraudes em licitações e adulteração de álcool gel.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos