Avanço da vacinação contra a Covid-19 no litoral gera expectativa por volta à normalidade

 Avanço da vacinação contra a Covid-19 no litoral gera expectativa por volta à normalidade

Foto: Isabella Mayer/SMCS

Com o avanço na campanha de vacinação contra a Covid-19 no litoral do Paraná, as cidades planejam um segundo semestre com menos restrição à circulação de pessoas. A região tem se destacado por ter imunizado contra a doença uma parcela expressiva de sua população.

Em Guaraqueçaba, 89% dos moradores adultos já foram imunizados com a primeira dose da vacina. A cidade tem 7.600 habitantes e lidera proporcionalmente a vacinação no estado. A imunização tem refletido na queda do número de casos e óbitos pela doença. No mês de maio, foram 144 casos, contra 49 em junho. Já no mês de julho, a cidade ainda não registrou nenhum diagnóstico positivo para a doença.

Para o secretário de saúde de Guaraqueçaba, Alcendino Ferreira Barbosa, o bom resultado foi atingido pelo conjunto de medidas sanitárias, onde a vacina é a protagonista.

Já com relação aos óbitos, a última morte pelo coronavírus em Guaraqueçaba aconteceu há 25 dias. Essa situação reforça a confiança do executivo municipal na efetividade da vacinação. O secretário comenta que a cidade já trabalha com menos restrições na circulação de pessoas, por conta da melhora da situação da pandemia.

Já em Paranaguá, também no litoral, cerca de 60% da população recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O município é o maior da região litorânea em população e nesta terça-feira (6) imunizou as pessoas com 24 anos ou mais, contra a doença. Para o coordenador da sala de situação e controle da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, Gianfrank Julian Tambosetti, o segundo semestre deve ser o momento mais tranquilo da pandemia na cidade, desde o início da pandemia.

Na cidade já foram aplicadas 82 mil doses da vacina, sendo que 13 mil são de reforço. O coordenador comenta que o efeito do avanço na campanha de vacinação na cidade tem provocado sensível redução no número de casos e óbitos. Para ele, o principal termômetro é a redução da ocupação nos hospitais de campanha da cidade.

Em Pontal do Paraná o otimismo é semelhante. A cidade imunizou nesta segunda-feira (5) contra a Covid-19, as pessoas com 41 anos completos ou mais. Para o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenez (MDB), o avanço na vacinação vai proporcionar um fim de ano de volta à normalidade na região.

Com a expectativa em alta, a cidade já volta a planejar ações de turismo na região. O momento contrasta no início de junho, barreiras sanitárias instaladas nas rodovias de acesso ao município, impediam a entrada de quem não era morador da cidade. Com foco no verão, o prefeito diz estar fazendo reformas na cidade, para melhor receber os turistas, durante a temporada.

Dados do vacinômetro desta terça-feira (6) apontam que o Paraná já imunizou 4,5 milhões de pessoas,  contra a Covid-19 – o número corresponde a aproximadamente 40% da população do estado, estimada em 11 milhões de pessoas. A promessa da Secretaria Estadual de Saúde é imunizar, com a primeira dose da vacina, todas as pessoas adultas até setembro.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos