Covid-19: Curitiba suspende repescagem e para continuar a vacinar pessoas com 41 e 42 anos

 Covid-19: Curitiba suspende repescagem e para continuar a vacinar pessoas com 41 e 42 anos

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba acredita que a alta procura por vacinas contra a covid-19, ontem (6), está relacionada a pessoas que aguardavam a disponibilidade de imunizantes de fabricantes específicos. Segundo a prefeitura, das pouco mais de 23 mil doses aplicadas nesta terça-feira, cerca de 8 mil foram destinadas a pessoas com mais de 42 anos. Por isso, a capital decidiu suspender a repescagem. Para que não faltem vacinas ao público-alvo, serão imunizados hoje (7) apenas aqueles que compõem a faixa etária convocada, ou seja, pessoas com 41 ou 42 anos completos, além dos caminhoneiros, que já estavam com as doses reservadas.

De acordo com os cálculos da prefeitura, nesta terça-feira (6), nos 20 pontos de vacinação espalhados pela capital, uma em cada três doses da vacina contra a covid-19 foi destinada a pessoas que já deveriam ter iniciado a imunização. Deixar de tomar a primeira dose para esperar a disponibilidade de imunizantes de um determinado fabricante prejudica a coletividade e dificulta o planejamento da Secretaria Municipal da Saúde.

Nos últimos dias, Curitiba recebeu novos lotes de doses das farmacêuticas Pfizer e Janssen. Esse pode ser um dos motivos para a “corrida” aos postos de vacinação de pessoas com 43 anos ou mais que ainda não tinham se vacinado. Por alguma razão, e devido à rede de desinformação que predomina nas redes sociais e aplicativos de mensagens, as vacinas desenvolvidas pelos laboratórios estadunidenses têm melhor aceitação da população no Brasil, em detrimento das vacinas AstraZeneca e CoronaVac.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba orienta a população a comparecer a um dos postos de vacinação tão logo haja a convocação. Um projeto que tramita na Câmara Municipal de Curitiba quer enviar os “sommeliers de vacina” para o fim da fila. Segundo a Prefeitura de Curitiba, a repescagem será retomada assim que novos lotes de vacina forem repassados pela Secretaria de Estado de Saúde para a capital.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos